TALENTI: O teu perfil de Facebook corresponde a um sabor de gelado!

Amargo, doce, ácido, picante são sabores, mas também podem ser palavras utilizadas para definir personalidades.

A marca americana de gelado e sorvete Talenti resolveu levar isso à letra e criou este projeto ambicioso que pretende atribuir paladares à persona de cada utilizador nos social media.

FLAVORIZE.ME é onde toda a magia acontece: um algoritmo lê e analisa todas as palavras que usas nas redes sociais e consegue traduzi-las num autêntico e específico sabor..

Como funciona? A equipa da Talenti começou por analisar as 10 mil palavras mais usadas na língua inglesa, tendo em conta as expressões mais utilizadas em social media. Depois dividiu-as em cinco categorias de paladar: doce, salgado, azedo, amargo e picante.

Para alcançarem resultados mais específicos, a Talenti distribui igualmente todos os sabores de gelado que produz por essas mesmas cinco categorias de paladar, indexando-as por níveis de intensidade.

Ou seja, se amor e amizade correspondem à categoria doce, certamente amor é a mais intensa da categoria, correspondendo ao mais intenso sabor doce da marca: açúcar amarelo.

No website é possível submeter a persona para avaliação, a partir do login no Facebook, Instagram e Twitter. Este login irá dar acesso às publicações partilhadas e analisar as palavras mais usadas pelo utilizador. E o algoritmo vai catalogá-las no índice de sabores.

O sabor de gelado final é atribuído tendo em conta a percentagem de cada categoria correspondente às palavras partilhadas.

– TESTE –

talenti-gelado-sabor-perfil-redes-sociais-resultado1

O resultado: Tarte de Pêssego Bolacha de Gengibre

talenti-gelado-sabor-perfil-redes-sociais-resultado

Palavras mais usadas:

  • Paz, natureza, felicidade = 73% Doce (Tarte de Pêssego)
  • Festa, queimadura, selfie = 27% Picante (Bolacha de Gengibre)

FLAVORIZE.ME vai estar disponível durante cinco semanas. Ao fim deste período, a Talenti vai escolher seis dos mais surpreendentes e deliciosos sabores para serem produzidos e enviados aos utilizadores a que foram atribuídos.

EXPERIMENTA JÁ!

nota: se a maioria das tuas publicações não são em inglês, o algoritmo não vai fazer uma leitura que origine resultados 100% verdadeiros.

Deixe um comentário